sábado, 19 de março de 2011

Florilégio

FLORILÉGIO (flo-ri-lé-gio)

Coletânea de trechos literários; antologia.

Seleção de coisas notáveis: florilégio de música antiga.


 

É impossível não conhecer o personagem vivido pelo ator Carlos Moreno durante 30 anos. Ele começou a interpretar o Garoto Bombril no inicio de 1978, e desde 1994, ele está presente até no "Guiness Book", o livro dos recordes, como o garoto-propaganda mais antigo do planeta, com 337 comerciais filmados para a mesma empresa.

O cara é tão bom, que palha de aço virou bombril.Ao lado de Pelé, Nelson Nedi, Reynaldo Gianechinni, ou qualquer outra celebridade, ele jamais se apagou,virava também uma celebridade.Os consumidores não compram o produto,compra o cara de óculos que dança, canta, representa - amigão do Pelé, e nos acompanha há anos.

Com um currículo desses e tendo a sua imagem até hoje associada pelos consumidores à marca Bombril (apesar de ter feito parte do elenco do programa infantil Rá-Tim-Bum, produzido pela TV Cultura em 1989 e do quadro Rádio Cruzeiro no programa Viva o Gordo, junto com Jô Soares e Paulo Silvino), o que esperar quando ele está na sua cidade em cartaz com uma peça musical? A resposta é simples e me vem rapidamente, esperamos que ele nos passe através da música e de sua excelente interpretação toda a experiência que teve como o garoto Bombril, mas quem vai esperando por algo mais publicitário, acaba se decepcionando com as piadas velhas e a fusão entre o clássico e o moderno. Vale ressaltar que todos os cartazes de anuncio das cidades por onde a peça "Florilégio musical" passou, enfatizava o fato de o garoto Bombril estar no elenco.



Florilégio é um espetáculo teatral musical, onde Mira Haar e Carlos Moreno interpretam canções de alguns dos melhores compositores da MPB nacional e internacional - entre eles: Benedito Lacerda, Billy Blanc, Dorival Caymmi, Carlos Gardel e Edith Piaf,eles entretêm o público ao som das canções dos anos dourados, mas acabam se perdendo ao cantar , em traje de gala, a cantiga "O Cravo Brigou com a Rosa",de óculos escuros em forma de rap, numa tentativa de unir o clássico e o moderno.

A duração do espetáculo é de 90 minutos, a censura é livre, as 40 músicas do repertório, são divididas em sete blocos, o repertório é ótimo a voz dos dois são impecáveis, mas eu sai do teatro desapontada, sentindo a falta do garoto Bombril, que dizia no anúncio, não o vi em nenhum momento, senti falta dos seus óculos das suas piadas inteligentes, do seu sarcasmo, e de toda a experiência que ele poderia nos transmitir, se fosse além do que, somente cantar músicas do anos 50, em uma tentativa de desvincular sua imagem da propaganda brasileira.